Após 10 anos sem inovações, chega ao brasil novo anti-hipertensivo

São Paulo, abril de 2008 – Após uma década sem inovações no tratamento da hipertensão, a Novartis lança no Brasil o Rasilez® (alisquireno), primeiro de uma nova classe de anti-hipertensivos, denominada inibidores diretos da renina. Diferente dos medicamentos disponíveis no mercado, Rasilez® possibilita o controle da pressão arterial sustentado por mais de 24 horas, por ter uma meia-vida maior. O medicamento também tem potencial para oferecer maior proteção dos órgãos-alvo da hipertensão (coração, cérebro e rins), diminuindo as complicações associadas à doença, como derrame e infarto.

O mecanismo de ação inovador é o principal diferencial do Rasilez®, que age inibindo diretamente a renina, enzima capaz de desencadear um processo que pode levar à hipertensão. “Há pelo menos um século os cientistas sabiam que a renina aumentava a pressão arterial, mas não descobriram uma forma eficaz de inibi-la diretamente”, conta o gerente médico da Novartis, Dr. Abrão Abuhab. “Inibir a renina, que desencadeia a primeira etapa para formação do hormônio angiotensina 2, é essencial para o controle da pressão arterial. Agindo neste local, é possível ‘frear’ a cascata da doença em um ponto mais inicial, o que pode determinar maiores benefícios em relação à proteção contra danos nos órgãos vitais”, explica. Segundo ele, os medicamentos que estão hoje no mercado agem nas fases subseqüentes da conversão das enzimas que controlam a pressão arterial.