TRATAMENTO PARA A PREVENÇÃO DA TROMBOSE É SUBMETIDO À APROVAÇÃO DO FDA

A Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealhCare, solicitou ao FDA (Food and Drug Administration, nos Estados Unidos) a aprovação da rivaroxabana, novo anticoagulante de uso oral e dose única diária, para a prevenção da trombose venosa profunda e da embolia pulmonar em pacientes submetidos à cirurgias de joelho e quadril. O tratamento também foi recomendado para aprovação na Europa.

O pedido de aprovação foi baseado nos resultados dos estudos RECORD*, realizados com mais de 12.500 pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de grande porte. Os resultados demonstraram a superioridade e a eficácia do novo anticoagulante em comparação com a terapia padrão. Recentemente, a revista científica The Lancet publicou os resultados do RECORD2, estudo clínico comparativo com 2.509 pacientes submetidos à cirurgia de prótese de quadril e que receberam a rivaroxabana. De acordo com a publicação, o grupo de pacientes que recebeu o novo medicamento teve uma redução de 79% do risco relativo de desenvolver eventos tromboembólicos (caracterizados pela trombose venosa profunda, embolia pulmonar não fatal e mortalidade por qualquer causa). Segundo especialistas, cerca de 60% das pessoas submetidas a cirurgias de quadril e de joelho (sem o uso de anticoagulante como medida preventiva) desenvolvem a doença.
 
Os outros estudos clínicos da série RECORD (RECORD1, 3 e 4) foram apresentados em congressos médicos internacionais, sendo que os dois primeiros (1 e 3) foram publicados na revista The New England Journal of Medicine, e o último (4) aguarda a publicação.

* RECORD (REgulation of Coagulation in major Othopedic surgery reducing the Risk of DVT and PE, em português “Regulação da coagulação em cirurgias ortopédicas de grande porte para redução risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar”)

Textos relacionados:
© Sindiprofase 2008 - Todos os direitos reservados :: Entre em contato