APSEN FARMACÊUTICA CONQUISTA ESPAÇO NA NEUROPEDIATRIA AO LANÇAR MEDICAMENTO VOLTADO PARA CRISE DE AUSÊNCIA

A Epilepsia do tipo Crise de Ausência, mais conhecida como Pequeno Mal Epilético, geralmente acomete crianças e é caracterizada pela crise de ausência, com episódios de curta duração. Durante o período de ausência, o paciente tem suas atividades (falar, ler e escrever, por exemplo) interrompidas subitamente e mantém o olhar no infinito, por cerca de 5 a 20 segundos, sem contato com o meio ambiente e com a face inexpressiva. Sem aviso prévio, a Crise de Ausência aparece e desaparece abruptamente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas sofrem com Epilepsia no mundo, sendo que uma média de 40 milhões estão em países em desenvolvimento.
 
Para tratar este tipo de problema, a Apsen Farmacêutica acaba de lançar o medicamento à base de etossuximida. Considerado como medicamento de primeira linha nesta indicação, a etossuximida é apresentada na forma de xarope, em frascos contendo 120 ml, na apresentação de 50mg/ 1 ml, no sabor framboesa. O preço ao consumidor (ICMS18%) é de R$33,79. Utilizado por médicos da Europa e Estados Unidos há muitos anos, a etossuximida tem confirmada a sua eficácia e menor nível de eventos adversos, quando comparada com outras terapias neste tipo de Epilepsia. Além disso, tem a seu favor a vasta experiência, com muitas citações na literatura mundial.
 
Mais comum em crianças que tenham entre quatro e 10 anos de idade, a Epilepsia de Ausência muitas vezes não é percebida por familiares e professores que geralmente identificam estas crianças como distraídas ou desatentas. Outras características da doença: as crises de ausência ocorrem mais de 10 vezes por dia, podendo ultrapassar uma centena; é praticamente inexistente a ocorrência de casos com menos de dois anos de idade e raramente inicia-se após a puberdade; a capacidade intelectual do paciente é preservada; não há observância de seqüelas nos portadores da doença; e os pacientes geralmente respondem positivamente ao tratamento com medicação.
 
O medicamento somente pode ser adquirido mediante prescrição médica e pode ser encontrado nas principais farmácias de todo o país.

Textos relacionados:
© Sindiprofase 2008 - Todos os direitos reservados :: Entre em contato