Anvisa quer antibióticos na lista de medicamentos controlados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou nesta quarta-feira uma audiência pública para discutir medidas mais restritivas para a prescrição e comercialização de medicamentos antibióticos. De acordo com a proposta, esse tipo de droga deve ser incluída na lista de substâncias sujeitas a controle especial.

O objetivo da agência é ampliar o controle sobre este tipo de remédio para reduzir a resistência bacteriana na população. "O uso indiscriminado de antibióticos é um problema de saúde pública em todo o mundo. A ideia é que o controle sobre esses medicamentos seja feito de forma mais efetiva, contribuindo para o consumo racional desses produtos", disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse tipo de substância movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão, em 2009, segundo relatório do instituto IMS Health.

Para o diretor da Anvisa, farmacêuticos, sociedades médicas, indústria farmacêutica, autoridades sanitárias e a população devem assumir a responsabilidade para reverter o atual quadro.